A American Electric Power, uma das grandes distribuidoras eléctricas dos EUA, acordou hoje pagar uma multa no valor de 15 milhões de dólares por poluição e destinar outros 4,6 mil milhões de dólares para reduzir as suas emissões de gases poluentes, noticia a agência Efe.
Mafalda AguilarO acordo celebrado entre a American Electric Power, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) e o Departamento de Justiça norte-americano põe, assim, fim a um litígio de oito anos, protagonizando o acordo mais caro alguma vez feito até agora em protecção ambiental nos EUA.
Em 1999, a EPA, juntamente com oito Estados dos EUA e 14 grupos ambientalistas interpuseram um processo contra a American Electric Power, acusando a empresa de ter violado uma lei ambiental que exigia a instalação de uma série de medidas para conter a poluição do ar. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, este é o maior acordo de protecção ambiental não só no valor da multa, mas também porque obrigará a empresa a reduzir drasticamente as emissões.
(
Diario Economico, 09/10/2007)