A energia solar é uma alternativa energética promissora. Designa qualquer captação de energia luminosa proveniente do Sol e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente, para aquecimento de água, ou como energia elétrica. É promissora porque o Sol é fonte de luz e calor abundante e permanente.
Anualmente, o Sol irradia o equivalente a dez mil vezes a energia consumida pela população mundial, no mesmo período. Produz, continuamente, 390 sextilhões de quilowatts de potência e emite essa energia em todas as direções. A Terra recebe mais de 1,5 quatrilhões de quilowatts-hora de potência por ano. Toda essa matemática prova que a energia solar é uma alternativa importante, que preserva o meio ambiente. Não polui, não prejudica o ecossistema, não interfere no efeito estufa e dispensa o uso de geradores.
RS - O interesse por essa produção energética vem crescendo nos últimos anos e abrindo espaço para a atuação de empresas que desenvolvem tecnologias ligadas a este tipo de captação de energia. “Os gaúchos têm demonstrado interesse em utilizar a energia solar para aquecimento de água, tanto no consumo residencial como para piscinas. Em Canoas já existem várias residências utilizando e outras já com projeto para utilização”, observa Rui Elexandro de Souza administrador da Indoor Sul, empresa canoense que trabalha com climatização de ambientes.
Souza exemplifica que um aquecedor solar (no Rio Grande do Sul) gera a energia necessária para o aquecimento da água em pelo menos 75% dos dias do ano. O Sistema de aquecimento auxiliar - elétrico ou gás – pode apenas complementar o aquecimento em dias de pouca insolação e ou chuvosos.
Apesar de exigir um investimento inicial elevado, a economia posterior à instalação de uma usina de energia solar compensa, de forma individual e coletiva. O valor de implantação de um sistema de aquecimento de água sofre influências como dificuldade de instalação, necessidade de consumo, quantidade de placas e volume de reservatório. Mas em média, para uma residência onde habitam quatro pessoas, o preço fica em torno de R$ 5 mil, informa Souza, acrescentando que o sistema de aquecimento solar é composto de reservatório, coletores e sistema de apoio elétrico/gás.
A manutenção deste sistema é outra vantagem. É necessário apenas a lavagem externa dos vidros, duas vezes por ano, e a drenagem do sistema, anualmente. A vida útil do aquecedor solar também compensa. Ultrapassa 20 anos. Ele diz que a implantação do sistema é o único investimento significativo e reforça que a economia posterior é garantida.
(
Diário de Canoas, 09/10/2007)