O juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara em Mato Grosso, determinou à Polícia Federal que abra inquérito para apurar as responsabilidades do governo federal e do Mato Grosso, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis da Amazônia (Ibama) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
A Justiça quer saber de quem é a responsabilidade pela devastação e degradação ambiental no Estado, que resultaram nas queimadas criminosas e indiscriminadas. O governo é acusado de omissão criminosa.
"Tanto o Ibama quanto a Sema, incluindo todo o governo estadual, estão omissos no exercício de seus deveres legais", ponderou o magistrado federal.
Em curso na Justiça Federal de Mato Grosso, estão vários processos referentes à exploração e ao comércio ilegal de madeira, bem como atos graves atentatórios ao meio ambiente, incluindo-se nestes queimadas criminosas "e devastação sem igual".
Esses fatos, segundo o juiz, estão "repercutindo em todo o Estado" e "afetando a população de forma sem precedentes". Ao pedir a investigação, Julier lembrou que Mato Grosso tem sido o Estado "campeão nacional de queimadas, criminosas ou autorizadas, o que é mais grave, diga-se de passagem".
(A Tribuna, 07/10/2007)