O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) dá continuidade nesta terça-feira (09/10), às obras de expansão e melhoria do abastecimento nos subsistemas Ouro Preto-Manoel Elias. A partir das 9h, serão interligadas (entroncadas) redes de diâmetro 700mm na Avenida Dante Ângelo Pilla, 710, junto à entrada do Reservatório Costa e Silva, Bairro Sarandi. O mesmo acontece com as redes de 400mm na Rua Roberto Brinco, 194, Bairro Protásio Alves.
Para fazer o serviço, será necessário interromper o abastecimento de água nos bairros Sarandi (parte), Rubem Berta, Protásio Alves, Mario Quintana, Jardim Itú-Sabará e Passo das Pedras. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado na madrugada de amanhã, 10.
Obras previnem desabastecimento
As obras de ampliação e melhoria dos subsistemas Ouro Preto-Manoel Elias tiveram início no ano passado, com o objetivo de garantir a oferta de água para cerca de 200 mil habitantes das zonas Norte e Nordeste, especialmente nos dias quentes, quando o consumo é maior. Nos últimos anos, comunidades de regiões elevadas como o Morro Santana, por exemplo, sofreram com a baixa pressão da água ou com desabastecimentos freqüentes no período de verão, em função da demanda gerada pelo crescimento populacional e do aumento do número de ligações de água irregulares.
O conjunto de obras do Dmae incluiu a reforma das elevatórias da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Dolores Duran, aumento da vazão de água de 670 para 812 litros/segundo e reforma da Elevatória Ouro Preto, além da execução de uma nova adutora de 900mm. Também houve reforma na Elevatória Manoel Elias II e o lançamento de uma adutora de recalque de 400mm. A Elevatória Manoel Elias III teve a sua vazão ampliada de 12 para 30 litros/segundo, e a capacidade de seus reservatórios foi triplicada, passando de 530m³ para 1.590m³.
Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), fone 115.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 09/10/2007)