A Coordenação Nacional pela Defesa da Vida e da Soberania divulgou comunicado no qual saúda a decisão das comunidades do setor El Congreso, localidade Las Naves (Bolívar), de expulsar de seu território à empresa de mineração Curimining, pois a empresa não tem autorização para realizar suas atividades na região.
Segundo o próprio Ministério de Energia e Minas, em ofício nº 003 DINAMI-DN dirigido à prefeitura de Las Naves, a falta de autorização é porque a empresa não apresentou "os correspondentes Estudos de Impacto Ambiental" necessários para obtê-la. No entanto, as autoridades estão sendo omissas e deixando que a Curimining continue atuando ilegalmente.
"Expressamos nosso respaldo e solidariedade e exigimos que o Governo escute as demandas e de forma imediata determine a suspensão das atividades e a saída dessa empresa de mineração por razões legais, ambientais e sociais que expõem as comunidades afetadas", disse o comunicado.
A Coordenação pede ações urgentes do Governo e que esse "faça um pronunciamento definitivo sobre a exigência das comunidades da saída das transnacionais de mineração dos territórios e da anulação das concessões em todo o país, porque a presença das empresas continua e continuará causando graves conflitos".
(
Adital, 08/10/2007)