Crianças de 8 a 12 anos de 322 escolas das Regiões Norte e Nordeste vão receber 10 mil kits educativos sobre desastres naturais. A iniciativa faz parte da 3ª Semana Nacional de Redução de Desastres, promovida desde domingo (07/10) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional.
Com o lema “A redução dos riscos de desastres começa na escola”, a semana vai até sábado (13/10), em todo o país. A distribuição dos kits tem o objetivo de desenvolver nas escolas a cultura de prevenção de desastres, para minimizar os danos causados por deslizamentos, estiagens e inundações, por exemplo. De acordo com a assessoria de imprensa da Sedec, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 730 desastres naturais em todo o país.
Segundo o coordenador-geral do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Sérgio José Bezerra, o Norte e o Nordeste são as regiões mais atingidas por desastres naturais. Em entrevista à Rádio Nacional, Bezerra afirmou que a idéia é que as escolas desenvolvam atividades educativas e informativas relacionadas relacionadas ao tema.
O objetivo, de acordo com o coordenador, é promover a interação de professores e alunos com as ações de defesa civil “para que a criança no futuro tenha uma melhor percepção de risco”.
Cada kit distribuído nas escolas é formado por cartilha, que informa sobre fenômenos naturais comuns no Brasil, livros para colorir, lápis de cera, mapa de risco, camiseta e cartaz promocional. A próxima quarta-feira (10/10) é o Dia Internacional de Redução de Desastres.
(Por Tatiana Matos, Agência Brasil, 08/10/2007)