Equipe do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) prossegue nesta terça-feira (09/10) acompanhando os trabalhos para retirar um navio que encalhou no Lago Guaíba nas proximidades do Sava Clube, nesta segunda-feira (08/10), em Porto Alegre.
A operação vai se iniciar após reunião que se realiza na parte da manhã com representantes da Marinha, da Capitania dos Portos, da Copesul, e da Fepam para avaliar estratégias e traçar os preparativos para as manobras.
O navio de cem metros de extensão transportava quatro mil toneladas de nafta, um derivado do petróleo, que se destinava ao Pólo Petroquímico de Triunfo proveniente de Rio Grande.
Conforme o engenheiro químico da Fepam Vilson Trava Dutra, na tarde da segunda-feira (08/10) houve a tentativa de retirar água do lastro da proa do navio e encher a popa para aliviar o peso da embarcação, porém a operação não obteve sucesso.
Para a operação de transbordo do produto serão utilizados equipamentos especiais, entre eles mangotes, com o objetivo de evitar possíveis acidentes durante a operação, que só deve começar na quarta-feira (10/10).
O navio encalhou devido a uma pane em seu maquinário, fazendo com que desviasse do canal de navegação, porém o defeito já foi consertado. O encalhe da embarcação não impediu a passagem de outros navios.
Além do engenheiro químico Vilson Trava Dutra, o engenheiro do trabalho Victor Hugo também integra a equipe do Serviço de Emergência da Fepam.
(Imprensa Fepam, 08/10/2007)