Barack Obama, um dos pré-candidatos democratas para as eleições presidenciais de 2008, prometeu nesta segunda-feira (08/10) falar a seus concidadãos toda a verdade sobre o aquecimento global, e propôs a elaboração de um sistema de direitos de emissão de gases de efeito estufa.
O senador de Illinois (norte) criticou implicitamente durante um discurso em New Hampshire (nordeste) sua adversária democrata Hillary Clinton, a favorita das pesquisas de opinião, ao afirmar que ela é parcialmente responsável pelo atraso dos Estados Unidos na luta contra o aquecimento global.
Obama apresentou um plano que prevê investir 155 bilhões de dólares na promoção de energias alternativas e reduzir em um mínimo de 35% a dependência americana em petróleo antes de 2030.
"Algumas destas medidas são politicamente difíceis. No entanto, não quero ser presidente dos Estados Unidos para fazer o que é fácil, mas para fazer o que é justo", afirmou.
Barack Obama sugere um programa de redução da emissão de gases de efeito estufa baseado num sistema de direitos de emissão, como o que existe na Europa. As indústrias ou instalações que desejam emitir gases poluentes poderiam assim comprar créditos de emissão às empresas ecologicamente corretas.
(
AFP, 08/10/2007)