A empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico vai triplicar de tamanho para atender à Aracruz Celulose. Serão investidos R$ 15 milhões e contratos 60 novos funcionários – o quadro atual é de 50 colaboradores.
A empresa fundada por José Lutzenberger trabalha na área ambiental da planta de Guaíba desde 1988. Em 2003, já se antecipando à futura ampliação da Aracruz, a Central de Reciclagem de Resíduos Sólidos foi transferida para uma área de 99 hectares, em Eldorado do Sul, a 12 quilômetros da fábrica. Ao todo, 99% dos resíduos da Aracruz são reciclados pela Vida.
Hoje, a empresa ocupa 18 hectares da área, que fica na zona rural e é rodeada por um cinturão verde de eucalipto. Agora, com a quadruplicação da produção da Aracruz – que vai passar das atuais 450 mil toneladas de celulose ao ano para 1,8 milhão de toneladas, a partir da inauguração da nova planta –, a Central vai triplicar sua área útil, passando para mais de 50 hectares.
Além de educação ambiental, coleta seletiva, separação, acondicionamento e transporte dos resíduos da fábrica de Guaíba, a Vida promove o beneficiamento de resíduos para que eles sejam reciclados, em Eldorado do Sul. Assim, 1.400 toneladas de casca de eucalipto produzidas por mês são transformadas em 400 toneladas de adubo. “É uma compostagem em escala industrial”, define Fernando Bergamin, 45, gerente operacional da Vida.
O material é comercializado. São dois produtos: fertilizantes orgânicos e corretivos de acidez do solo. As vendas devem aumentar, já que, com a ampliação da Aracruz, serão 6.200 toneladas de casca de eucalipto por mês.
Outros resíduos também terão sua carga aumentada com a ampliação da Aracruz: a serragem de madeira vai passar de 1,9 mil toneladas para 4 mil toneladas ao mês; o lodo da estação de tratamento de esgoto, que é transformado em adubo, passa de 5,7 mil toneladas/mês para 14 mil toneladas/mês. A lama de cal passa de 500 toneladas/mês para 1,3 mil toneladas/mês. E a cinza, de 1,4 mil toneladas para 3 mil toneladas. O material é transformado em calcário para agricultura.
(Por Guilherme Kolling,
Jornal JÁ, 05/10/2007)