De quarta a sexta-feira, centenas de profissionais e estudantes vão se reunir no 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Capital. O evento, realizado pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJRS) e pela EcoAgência, tratará do tema Aquecimento Global: um Desafio Para a Mídia.
Os organizadores esperam cerca de 500 participantes ligados à temática ambiental nos três dias de congresso. Além de conferências e painéis, o encontro contará com mostras de vídeos, reportagens e filmes nas salas de cinema da UFRGS, abertos à comunidade, e apresentação de 21 trabalhos científicos na área.
O evento contará com a presença de José Marengo Orsini, doutor em meteorologia e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que falará sobre mudanças climáticas. Philip Martin Fearnside, estudioso do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e um dos cientistas mais citados em pesquisas sobre aquecimento global, segundo o Instituto Thomson Para Informação Científica, será um dos palestrantes da conferência Perspectivas para a Amazônia no Século 21.
Uma das palestras mais esperadas será ministrada pelo diretor de cinema e TV Adrian Cowell, conhecido por sua produção ligada à temática ambiental. No dia 10, Cowell falará sobre A Década da Destruição, série de documentários produzida por ele sobre a Amazônia.
ServiçoO que: 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental
Quando: dias 10 (abertura às 19h), 11 e 12 (a partir das 8h30min)
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre)
Inscrições: R$ 120 para profissionais e R$ 70 para estudantes, pelo site www.cbja2007.com.br ou no local, no dia da abertura
Programação: www.cbja2007.com.br
Informações: (51) 3362-2323
(
Zero Hora, 08/10/2007)