(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
transporte hidroviário projeto orla do guaíba
2007-10-08
Seis grandes grupos nacionais e internacionais habilitaram-se para desenvolver propostas de revitalização do cais de Porto Alegre. A licitação para escolher a empresa que vai tocar o projeto vencedor é planejada para o final do ano. Espera-se que as obras comecem em meados de 2008.

Depois de duas décadas de idas e vindas, a revitalização do cais tem mais chances de zarpar. Neste momento em que se define o futuro da relação entre a cidade e sua orla, Zero Hora procurou um dos maiores especialistas no assunto: o presidente da organização sem fins lucrativos Jubilee Baltimore, Charles B. Duff, envolvido há duas décadas na revitalização de bairros tradicionais de Baltimore, maior cidade do Estado americano de Maryland, e de seu porto.

Duff visitou Porto Alegre em agosto, para falar no ciclo de palestras Mutações do Conhecimento - Renascimentos do Homem Moderno, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ficou impressionado com o que encontrou.

- Para dizer a verdade, nunca havia ouvido falar em Porto Alegre. Pior para mim. A cidade é maravilhosa, e pode facilmente ficar mais maravilhosa ainda - afirmou o arquiteto, que propôs a discussão sobre a eliminação do Muro da Mauá e a construção de um calçadão até a Zona Sul, entre outros pontos.

Aproveitando o entusiasmo de Duff, Zero Hora pediu-lhe por e-mail suas impressões sobre a cidade e que apresentasse sugestões sobre o projeto de revitalização do porto. Confira as opiniões:

O potencial

"Porto Alegre tem um dos maiores potenciais de orla urbana que eu já vi. Em parte, pela beleza do Guaíba. Adoro a cor e a textura da água, a qualidade da luz nos dias claros e nublados, as ilhas e a margem oposta. Duas outras coisas me impressionaram acima de tudo no porto de Porto Alegre. Primeiro, seu tamanho. Segundo, a diversidade de ambientes em diferentes partes do porto."

O tamanho

"A cidade tem a oportunidade de criar uma nova imagem para si mesma - em uma larga escala, não apenas em uma escala menor. No meu modo de ver, a área em questão começa na rodoviária e segue muito além, para Vila Assunção, Tristeza e Ipanema. Isso inclui o Centro, o Gasômetro, o Museu Iberê Camargo e diversos espaços públicos e locais para a prática de esportes. Essa extensão é muito importante.

Em Baltimore, minha cidade, começamos com apenas um quilômetro de orla dentro do porto, mas não paramos lá. A renovação do porto de Baltimore agora inclui em torno de 13 quilômetros de vias públicas para caminhadas, além de novos projetos de desenvolvimento. A grande extensão da renovação do porto de Baltimore fez com que a potência do porto se tornasse a potência da cidade. Porto Alegre conta com a oportunidade de ter essa extensão maravilhosa."

A parte sul

"O desenvolvimento ao longo da orla ao sul do Centro deve ser proibido ou reduzido. É importante preservar a vista para o Guaíba das principais ruas. Assim os terrenos nesse local serão valorizados."

A diversidade

"O centro de Porto Alegre é uma região comercial, e a orla da cidade tem grande potencial de capturar turistas e moradores para bares, restaurantes e compras ou simplesmente para aproveitar a experiência de estar em um lugar bonito perto de águas bonitas.

Porto Alegre tem a sorte de ter lindos armazéns históricos no cais da Avenida Mauá . Esses prédios podem facilmente ser usados por restaurantes e lojas, e o calçadão à beira da água pode se tornar o lugar favorito para passeios.

Toda a beira do Guaíba ao sul do Centro espera para se tornar uma série de calçadões e parques mais relaxantes, mas igualmente atrativa. Seria maravilhoso se os visitantes do Museu Iberê Camargo - um dos mais bonitos prédios em que já entrei - pudessem incluir um passeio na beira do Guaíba como parte da sua visita."

As melhores alternativas

"No Centro, sugiro lojas junto ao calçadão, com uma boa parte de superfície destinada a atividades culturais e de lazer. Há espaço para grandes aglomerações nas docas antigas ao norte da Praça da Alfândega. Na verdade, já que essa parte da orla é de difícil acesso (devido à linha do trensurb, à Avenida Mauá e ao muro) pode ser necessário criar um ambiente independente.

Ao sul do Centro, a orla teria mais o caráter de parques públicos. O calçadão deveria ser contínuo: o ideal é que seja possível caminhar ou andar de bicicleta do Centro até a Vila Assunção ou além sem deixar o calçadão público. Levaria décadas para se concretizar, mas vale a pena trabalhar para isso."

Os armazéns do Cais

"Algumas orlas bem-sucedidas utilizam prédios históricos, outras põem eles abaixo. Para pesar o valor dos armazéns históricos, a pergunta mais importante é: as pessoas gostam deles? Para mim, parece que esses armazéns têm um grande significado para as pessoas da cidade e são um meio de conexão com seu passado. Se assim for, eles devem ser preservados. Certamente será fácil restaurá-los e enchê-los de vida."

O impacto para o Centro

"O Centro é, de muitas maneiras, maravilhoso. Meus olhos se encheram de lágrimas ao caminhar em direção ao Mercado Público . Adorei a densidade e a energia do comércio. As pessoas de Porto Alegre têm sorte de poder contar com tudo isso. Mas o Centro não está atingindo todo o seu potencial. Obviamente, é menos elegante e próspero do que costumava ser e obviamente é menos vital do que pode ser no futuro. Uma orla revitalizada pode ajudar e seria capaz de competir com a área do Moinhos de Vento em termos de restaurantes e cafés, talvez até lojas. A experiência da maioria das cidades com a orla revitalizada mostra que as áreas das cercanias gradualmente se tornam mais atrativas. Devido a força de Porto Alegre nesse setor, o mercado que gira em torno de convenções seria o primeiro a sentir a melhora."

Antídoto à degradação

"Visto que todas as cidades são confusas - as dos Estados Unidos e as do Brasil também podem ser perigosas - , é importante ter áreas onde os visitantes se sintam seguros e confortáveis. Esse é um dos maiores propósitos de orlas revitalizadas. Em Baltimore, nosso centro era uma área degradada há 50 anos. Passamos os primeiros 20 anos construindo um novo distrito comercial inteiro a seis quadras do porto. Isso funcionou apenas razoavelmente, e a cidade continuou a decair. Nos últimos 30 anos, colocamos os nossos esforços no desenvolvimento do porto, o que funcionou muito bem. O porto de Baltimore agora atrai mais visitantes do que a Disneylândia, e o centro da cidade é considerado um distrito comercial sólido e, cada vez mais, um lugar desejável para se morar. Noto que grande parte do centro de Porto Alegre é residencial e que muitos de seus prédios estão em más condições. Uma orla revitalizada não resolverá esse problema do dia para a noite. Mas tornará a região mais desejável para se viver, por duas razões: a reputação do Centro vai melhorar, e os moradores terão mais opções de restaurantes cafés e lojas."

O muro da Mauá

"Desconheço a hidrologia do Guaíba, mas de forma geral é uma má idéia ter um muro entre o Centro e uma orla revitalizada. Mesmo que o muro seja necessário, as pessoas de Porto Alegre deveriam fazer de tudo em seu poder para tornar o acesso a pedestres mais fácil, talvez até mesmo com a possibilidade de carros irem do Centro até a orla. Também é importante considerar o muro e sua relação com a Mauá e com os prédios do outro lado da avenida. A Mauá é muito movimentada, e o muro pode se mostrar útil ao isolar o desenvolvimento da nova orla do barulho do tráfego. Mas, hoje, o muro da Mauá tira a atratividade da cidade para os visitantes que chegam de carro. Se o muro é necessário, as pessoas de Porto Alegre devem procurar maneiras de torná-lo permeável e bonito. Para isso, túneis e pontes devem ser levados em consideração. Nos Estados Unidos, é comum usar aterros ajardinados como solução para diminuir os muros."

Atração de turistas

"No momento, Porto Alegre tem um centro com muitas utilidades, mas sem charme. Uma boa orla dará charme. Uma vez que os visitantes se sintam confortáveis na cidade, eles perceberão que o Centro já tem alguns prédios históricos adoráveis - teatros, museus etc - perto de praças, as quais poderiam ter mais e melhores cafeterias. Uma boa orla, com um longo calçadão, vai ajudar os visitantes a perceber que Porto Alegre é uma grande cidade. Estrangeiros não percebem isso. Eles acham que o Brasil é apenas Rio de Janeiro e São Paulo. Com uma orla revitalizada, os estrangeiros - talvez até brasileiros de outras partes do país - se sentirão confortáveis ao caminhar uma longa distância junto à água. Serão capazes de ver onde estão indo, e a vista que terão será prazerosa."

Relevância mundial

"Ao explorar Porto Alegre, fiquei abismado com a riqueza da vida da cidade, particularmente com sua vida cultural. O novo Museu Iberê Camargo é um dos prédios novos mais bonitos do mundo, e a combinação do Porto Alegre em Cena com a Bienal do Mercosul é realmente impressionante. Mas Porto Alegre não é conhecida lá fora. A cidade merece ser famosa. As pessoas deveriam vir a Porto Alegre da Europa e da América do Norte. Um porto revitalizado pode ajudar? Isso pode dar à cidade um espaço aberto, como uma sala de estar de uma casa. Ao conectar o Centro com o Gasômetro , uma orla revitalizada pode criar sinergias poderosas para cidadãos e visitantes. Hoje, Porto Alegre é estreita e apertada. O povo da cidade precisa procurar maneiras de torná-la aberta e livre. Uma orla cheia de gente pode ajudar a fazer isso."

Uma área divertida

"O cais deve ser divertido. As melhores orlas urbanas são divertidas. Lojas, restaurantes e cafés são importantes, e a atmosfera deve ser boa para famílias. As autoridades devem evitar uma aparência fria, com ar de centro financeiro. Fico aborrecido com Puerto Madero, em Buenos Aires. Puerto Madero é extenso e caro, mas é duro e frio. Também é muito difícil de ir do centro da cidade até o porto. "

(Por Clarissa Ciarelli, Zero Hora, 08/10/2007)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -