O assunto andava meio esquecido entre os taxistas. Mas, bastam alguns minutos de conversa sobre gás natural para que eles comecem a se empolgar com a possibilidade de trabalhar com um combustível mais barato que a gasolina. Até o final do ano, eles falarão muito sobre o assunto.
Depois de um ano e três meses de expectativa, desde o anúncio da vinda do gás natural para a cidade, agora parece que as coisas vão deslanchar. Na semana passada, começaram as obras de construção da estrutura de abastecimento de gás natural comprimido (GNC) no posto Charrua da Faixa Nova de Camobi, a cerca de um quilômetro da rodoviária. A previsão é que Santa Maria terá esse novo combustível, mais barato e menos poluente, até o início de 2008.
- Tem passageiro que se queixa muito do preço do táxi. Com o gás, a médio prazo, quem sabe o preço da bandeirada possa baixar - afirma o taxista Gladimir Lima, 46 anos.
A demora para a abertura do posto ocorreu por causa dos trâmites burocráticos para a instalação da central de compressão de gás, em Esteio (de onde virá o gás), e da estrutura de GNC do posto, em Santa Maria. Em setembro, as obras foram liberadas e já começaram nas duas cidades. Na semana passada, no Posto Faixa Nova, já foram feitas as fundações para a estrutura da central de abastecimento.
- Temos condições de estar com o gás natural em Santa Maria no final de novembro - disse Elvidio Eckert, presidente da Distribuidora Charrua, que tem sede em Lajeado.
O dono do posto Faixa Nova, Roberto Angelo Pivetta, é um pouco mais cauteloso no prazo:
- Aqui no posto, as obras ficam prontas em 30 a 45 dias. Mas é mais certo abrirmos até o final do ano, pois ainda haverá a última vistoria da Fepam. Esperamos que em 15 dias saia a liberação. Esse presente (gás natural) pode vir junto com o Natal.
Uma oficina perto da rodoviária já está preparada para fazer a instalação dos kits de gás em carros. O pacote do governo do Estado, que prevê aumento de 12% para 25% o ICMS sobre o gás natural, não preocupa Eckert.
- Para começar, não sei se vai ser aprovado. E mesmo que seja, a gasolina também vai aumentar - diz ele.
(Por Deni Zolin,
Diário de Santa Maria, 08/10/2007)