Stora Enso entrega EIA-Rima para plantio florestal na fronteira Oeste do RS
eucalipto no pampa
zoneamento silvicultura
2007-10-08
A Derflin Agropecuária Ltda, empresa do grupo Stora Enso, protocolou na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) referente ao empreendimento florestal para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
O documento foi coordenado pela Silviconsult Engenharia, envolveu 52 cientistas de diferentes áreas, que executaram estudos de campo, bibliográficos e de pesquisa ao longo de 18 meses. Como resultado, a consultoria apresentou um estudo de 2.370 páginas sobre o emprendimento da Derflin. O material está distribuído em nove volumes, um deles com 117 mapas sobre diferentes aspectos da região estudada.
O EIA/Rima descreve detalhadamente o empreendimento da empresa, que deverá ocupar 100 mil hectares de plantações de eucaliptos, para produzir madeira para celulose. Dos 100 mil hectares da base florestal, pelo menos 20% será em parceria com produtores locais. A base florestal será distribuída de modo equilibrado por diferentes áreas em 11 municípios do sudoeste gaúcho (Alegrete, Rosário do Sul, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Cacequi, São Vicente do Sul, São Gabriel, Unistalda, Maçambará, Itaqui e São Borja). O polígono de influência do empreendimteno totaliza área de 1,8 milhão de hectares.
(Assessoria de Comunicação Stora Enso, 08/10/2007)