Terá início no próximo dia 16 de outubro, em São Paulo, a terceira versão da principal feira e conferência latino-americana de biocomércio - a Exposustentat. O Ministério do Meio Ambiente participa desta iniciativa com o apoio à Sala Amazônia que após o sucesso de 2006 no encontro volta com uma nova versão: a Sala Andes e Amazônia.
A Sala Andes e Amazônia reúnirá 29 exibidores oriundos dos oito países amazônicos e andinos - Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela. Os expositores selecionados representam a diversidade produtiva sustentável ligada às culturas, tradições, saberes, aromas e sabores da sociobiodiversidade andina e amazônica.
A Expopsustentat é uma feira especializada em negócios sustentáveis que se organiza em paralelo com a feira especializada em produtos Orgânicos BIOFACH-América Latina. O objetivo da Exposustentat é estabelecer uma plataforma para a exibição, a promoção e o intercâmbio de informações e de produtos derivados da biodiversidade e aproveitados de maneira sustentável.
A proposta da Exposustentat é criar um mercado para os produtos e serviços sustentáveis oriundos de países em desenvolvimento. O evento procura promover o conceito de Biocomércio (comércio sustentável e justo), além de posicionar as regiões Andes e Amazônia como pioneiras no tema. A feira também pretende promover iniciativas de produção e comercialização de produtos e serviços sustentáveis derivados da biodiversidade e mostrar modelos de negócios sustentáveis das regiões Andes e Amazônia em Biocomércio.
A exposição acontecerá de 16 a 18 de outubro no Transamérica ExpoCenter. Em paralelo à Sala Andes e Amazônia, no dia 17 de outubro se organizará um fórum de discussões, cujo tema principal será o Biocomércio com a finalidade de sensibilizar os visitantes com o conceito e o alcance do Biocomércio em nível mundial. O fórum contará com a participação de peritos especializados nesse tema e representantes de experiências com êxito em nível nacional e internacional na implementação da distribuição dos benefícios no Biocomércio.
Na edição 2007, foi proposta a criação do fórum e da Sala Andes e Amazônia, dedicando um espaço à promoção dos produtos e serviços derivados da Biodiversidade destas regiões, ressaltando a complementaridade e potencialidade de ambas para o desenvolvimento do Biocomércio como novo modelo de desenvolvimento sustentável. Essa exposição é apoiada pela CAN, OTCA, UNCTAD, GTZ, pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil e os programas nacionais de Biocomércio da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
Mais informações sobre a Exposustentat
Site: www.exposustentat.com.br
(Po Daniela Mendes, Ascom MMA, 05/10/2007)