A energia solar mantém toda a vida na Terra. Ainda não fomos capazes de imitar a fotossíntese e nossos aparatos de conversão dessa energia luminosa em energia elétrica para manutenção não de nossa vida biológica, mas de nossa civilização, ainda não são eficientes o bastante. Pelo menos não do ponto de vista do "mercado".
Investimentos em energia solarNenhuma tecnologia nasceu barata. Para que a energia solar venha a se tornar uma opção viável economicamente, é necessário a manutenção dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. E esse direcionamento de recursos envolve decisões políticas. Daí a importância da mostra que começa nesta segunda-feira em Viena, na Àustria. Criadas pelo artista Ross Lovegrove, essas árvores artificiais são compostas por "folhas" que contêm um painel fotovoltaico na parte superior e um lâmpada na parte inferior. Um sistema de baterias acumula a energia coletada pelos painéis solares durante o dia. Quando o Sol se põe, as lâmpadas são acesas automaticamente, provendo iluminação durante toda a noite.
Arte e tecnologiaA arte fala por si só, principalmente pela beleza plástica das "árvores solares", mas a exposição da tecnologia valoriza uma das principais opções que temos em termos de energia limpa e com possibilidades de geração distribuída, sem dependência exclusiva de usinas geradoras gigantescas. O armazenamento da energia solar por meio de baterias não é muito promissor ou, pelo menos, não é a melhor opção técnica com base na tecnologia atual. Mas o que importa é que a exposição ajuda a quebrar a falsa idéia de que energia solar não pode ser armazenada.
(
Inovação Tecnológica, 08/10/2007)