Maior evento sobre meio ambiente e responsabilidade social do país acontece na capital entre os dias 16 e 19 de outubro, no MinascentroDivulgado no início do ano, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) colocou o homem em seu devido lugar ao atribuir-lhe a responsabilidade urgente de garantir o futuro do planeta. Segundo os 2.500 especialistas de todo o mundo envolvidos no estudo, a ocorrência de furacões e tornados em locais onde nunca antes foram vistos, ondas de calor em regiões temperadas, derretimento das calotas polares, entre outras alterações bruscas do tempo, são fenômenos diretamente relacionados à atividade humana. Meses depois, o assunto retoma o foco das atenções como tema principal da 7ª edição da Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social (Ecolatina), que acontece em Belo Horizonte entre os dias 16 de 19 de outubro.
Considerado um dos mais representativos eventos socioambientais do Brasil, a Ecolatina irá reunir no centro de convenções do Minascentro especialistas, executivos, prefeitos e autoridades ambientais brasileiras e de pelo menos outros 25 países das Américas e Europa para propor soluções para o causador das intempéries climáticas que se evidenciaram recentemente: o aquecimento global provocado pelas emissões indiscriminadas de gases do efeito estufa.
A partir das discussões realizadas em oito fóruns, sete seminários, nove cursos e quatro workshops (comandados por 255 palestrantes), as informações sobre as experiências bem-sucedidas e propostas de soluções serão equalizadas em um documento, a Carta de Belo Horizonte, que será divulgada para todas autoridades constituídas (prefeituras, governos e secretarias de Estado, União etc), para organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades interessadas em por em prática as alternativas para uma sociedade sustentável.
"O objetivo da Ecolatina neste ano é repercutir e discutir o IPCC e as conseqüências do efeito estufa para o Brasil, junto com diversas autoridades brasileiros, ministros, empresários e cientistas que, inclusive, participaram da elaboração do relatório", explica o coordenador geral do evento, Ronaldo Gusmão.
Fórum sobre energias renováveis é destaqueA Ecolatina promove um amplo debate sobre as mais atuais e importantes questões relativas à sociedade e ao meio ambiente. Neste ano, um dos principais eventos será o 2º Fórum Energias Renováveis, Biocombustíveis e a Responsabilidade Socioambiental. Participarão das mesas de debates os maiores especialistas brasileiros no setor, desde o criador do pro-álcool, o físico José Walter Bautista Vidal, ao presidente do grupo empresarial Sada, Vittorio Medioli.
Além de palco de discussões, o fórum será uma oportunidade de troca de experiências e soluções em programas nacionais de aproveitamento em massa das fontes renováveis de energia, em especial a dos biocombustíveis.
Participa também do evento o presidente do Conselho Brasil Ecodiesel, Jorio Dauster Magalhães e Silva. No ano passado, a Ecolatina atraiu 18,7 mil participantes, entre congressistas e visitantes de 16 países. Foram 30 eventos simultâneos no Minas Centro, 79 expositores, 122 instituições acadêmicas representadas, 253 ONGs e 202 municípios.
(
O Tempo, 08/10/2007)