Uma pancada de chuva na madrugada de domingo (07/10) ajudou a diminuir o incêndio que, desde quinta-feira passada, atingia o parque nacional de Ilha Grande, perto de Altônia, na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, os bombeiros passaram o dia deste domingo construindo um aceiro (faixa de terra sem vegetação) perto do Porto Cerâmica , em Altônia, numa prevenção caso o fogo voltasse a avançar rumo à parte norte da ilha, já que as chuvas foram insuficientes para extinguir as chamas durante o dia e o calor voltou à região.
Segundo a Defesa Civil de Altônia, parte dos 30 homens que trabalhavam nas frentes de fogo não foi no domingo ao local do incêndio, mas o fogo foi observado à distância e as chamas eram mínimas neste domingo. Os bombeiros informaram que o fogo destruiu mais de 1.500 hectares de vegetação nativa, desde quinta-feira, mas a expectativa era conter as chamas com as chuvas previstas para a noite de domingo ou no aceiro construído perto da Lagoa Jatobá, em Altônia.
Maior arquipélagoIlha Grande é a maior do arquipélago que forma o parque nacional nos 110 quilômetros de distância entre Icaraíma e Guairá, no rio Paraná. São cerca de 50 mil hectares, dos quais, mais de sete mil já foram destruídos pelas chamas em 2007. Ao todo, o parque possui em torno de 78 mil hectares nas 180 ilhas e ilhotas, todas sujeitas ao fogo por causa da seca de cinco meses que deixou a vegetação rasteira totalmente seca.
(
Gazeta do Povo, 07/10/2007)