Os últimos gorilas das montanhas da República Democrática do Congo (RDC) estão particularmente ameaçados desde que recomeçaram os combates entre o Exército e soldados dissidentes na zona onde vivem os animais, na região leste do país. Os insurgentes que se uniram ao ex-general Laurent Nkunda e as Forças Armadas congolesas se enfrentaram em várias oportunidades desde o fim de agosto no parque nacional Virunga (Kivu Norte, leste da RDC).
Sangrentos combates explodiram no sábado e prosseguiam neste domingo nas colinas de Bukima, área do parque próxima à fronteira com Ruanda, onde vivem várias famílias de gorilas, segundo fontes militares congolesas dos dois lados. Uma parte desta área caiu, sábado, sob controle dos soldados insurgentes do ex-general tutsi congolês Laurent Nkunda, mas as forças leais ao governo afirmaram à AFP neste domingo que obrigaram o recuo dos rebeldes após intensos combates.
"Os rebeldes tomaram o controle de toda a zona dos gorilas depois dos combates de sábado e deste domingo", declarou à AFP Samantha Newport, porta-voz de uma associação de defesa da fauna. "É muito grave e a situação para os gorilas é pior que antes da retomada dos combates há cinco semanas. Os guardas florestais responsáveis por vigiá-los se viram obrigados a fugir", disse.
(
AFP, 07/10/2007)