Feira Ecológica de Porto Alegre completa 18 anos de atividades
alimentos e produtos orgânicos
2007-10-06
Uma feira que já faz parte da história de Porto Alegre. Não só de Porto Alegre, mas de todo o Estado, dos vizinhos que por aqui passaram e de inúmeros visitantes internacionais comprovando que é possível tirar o sustento de uma terra cuidada com respeito e com técnicas de produção orgânica. Tal manejo não polui o solo nem as águas, tampouco contamina o alimento que chega na mesa de cada um.
A Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, pioneia e modelo para tantas outras feiras ecológicas, acontece desde 1989 na primeira quadra da rua José Bonifácio. Para festejar sua maioridade, alcançada no dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, estão previstas atividades em cada sábado do mês, durante a feira.
Neste sábado, 06 de outubro, como tema da comemoração foi escolhido Nossas Raízes: origens da feira. A FAE foi uma iniciativa da Cooperativa Ecológica Coolméia, que em 1986 criou a primeira Tupambaé, uma grande feira ecológica realizada no parque da Rendenção. As edições seguintes convergiram na necessidade de uma feira com maior periodicidade, resultando na FAE. Uma exposição com fotografias e materias impressos irá mostrar aos freqüentadores da feira um pouco desta longa e inovadora história. Entre as preciosidades está o ABC da Feira, em papel kraft, contando um pouco do fazer ecológico de cada participante nos primeiros anos da feira, quando ela era quinzenal. Outra jóia exposta é o troféu Henrique Höessler, que a FAE recebeu no ano passado como prêmio de contribuição ambiental.
A partir das 9h, a nutricionista Herta Karp Wiener, presente na feira desde o início, irá degustar pastas feitas a base de inhame e soja, seguindo os principios de naturismo que norteiam a FAE. "A tecnologia facilita a vida, mas empobrece os alimentos", lembra ela recomendando que o cardápio seja enriquecido de alimentos naturais e fáceis de preparar como os petiscos que ela irá servir e ensinar a fazer.
Para os próximos sábados, a FAE irá mostrar Nossas práticas:produção ecológica, no dia 13; Nosso Frutos: celebração de 18 anos,no dia 20, e Nossas Sementes: perspectivas futuras, no dia 27.
(Por Cláudia Dreier, texto recebido por e-mail, 05/10/2007)