A rede pública e privada de ensino em Mato Grosso estudam incluir na grade curricular, orientações às crianças e adolescentes sobre noções básicas de higiene e saúde, além da aplicação de políticas sociais e ambientais, para atingir o bem-estar físico, mental e social do indivíduo e da coletividade, e a redução do risco de doenças. A afirmação é do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), que apresentou um projeto de lei neste sentido direcionando as iniciativas para as escolas estaduais e municipais.
O projeto intitulado “Cidade Limpa” tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo, diminuindo a quantidade de detritos jogado nas vias públicas. De acordo com o deputado, o projeto prevê ainda, o acompanhamento das atividades em defesa de uma qualidade de vida, pelo próprio corpo docente e alunos. “O projeto de lei objetiva o desenvolvimento de um programa, onde o trabalho dos orientadores será de conscientizar seus alunos sobre a importância de não jogarem o lixo nas ruas, praças públicas, lotes vazios e rios, mostrando as conseqüências para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas”, disse Sérgio.
Na avaliação do deputado é importante que os alunos conheçam os riscos das atitudes contra o meio ambiente, tendo oportunidade de discutir questões bem mais próximas de sua realidade, até mesmo o próprio meio ambiente escolar, por intermédio da conservação da própria escola, deixando-a sempre limpa.
O parlamentar ressaltou a preocupação do Legislativo mato-grossense sobre o destino correto do lixo orgânico e o meio ambiente como um princípio educativo. “Isso reafirma a responsabilidade das escolas de introduzir seus alunos ao universo de conhecimento e valores que podem garantir uma vida mais humana, segura e sadia no presente e no futuro”, afirmou o deputado.
(
24 Horas News, 04/10/2007)