Dando continuidade à programação constante no Protocolo de Intenções firmado entre a Companhia de Tecnologia e Saneamento do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para estimular a conscientização e a educação ambiental da classe empresarial, foi realizado no último dia 26/09, no município de Americana, um encontro tendo como tema os beneficios do licenciamento ambiental.
O evento foi promovido em parceria com o DEPAR - Departamento de Ação Regional da Fiesp, e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp, e contou com cerca de 45 pessoas entre empresários, consultores e funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Americana.
Pela Cetesb, participaram da organização do evento as coordenadoras do projeto, sociólogas Eliana de Melo Braga e Silvia Regina Burzaca. E, pela Fiesp, a coordenadora Maria Cristina Murgel.
A abertura da reunião foi feita por Nilza Tavoloni, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana e diretora do DEPAR e da CIESP local. As palestras sobre os benefícios do licenciamento ambiental e o licenciamento simplificado (Silis) foram realizadas pelo técnico Cláudio de Oliveira Mendonça, da Agência Ambiental do Ipiranga, e o geólogo Roberto Padula de Moraes, representando o engenheiro Antônio Salomão Júnior, gerente da Agência Ambiental de Americana.
Os próximos encontros previstos no âmbito do Protocolo de Intenções são ainda para a primeira quinzena de outubro, nos municípios de Piracicaba, Marília e Sertãozinho.
(Por Cris Olivette, Ascom Cetesb, 04/10/2007)