Uma blitz ecológica realizada nesta quinta-feira, pela Secretaria de Estado do Ambiente, flagrou uma série de crimes ambientais praticados pelo proprietário da fazenda Tauá, no Vale dos Frades, na Estrada Friburgo-Teresópolis, Região Serrana do Rio, que estava promovendo uma obra ilegal. A obra foi embargada.
Articulada pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais), da Secretaria do Ambiente, equipes da Serla e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e policiais do Batalhão Florestal e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) foram até o local e flagraram desmatamento de Mata Atlântica, desvio de curso de um rio e represamento de nascentes da região.
De acordo com o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, a obra já havia sido embargada pelo IEF, na semana passada, por destruir o meio ambiente. Mas continuaram, ao arrepio da lei.
"Flagramos cerca de 70 pessoas trabalhando no represamento das nascentes, desmatando e desviando cursos d’água, o que é ilegal. O proprietário será indiciado e deverá prestar esclarecimentos na DPMA, que já instaurou inquérito policial. Esse proprietário responderá criminalmente pelos seus atos", disse Padrone.
(
O Dia Online, 04/10/2007)