Com uma palestra sobre "Ciência e Ética para o Desenvolvimento de Territórios Sustentáveis", a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou nesta quinta-feira (04/10), em Guarapari (ES), do encerramento do V Congresso Brasileiro de Agroecologia. "Esse é um encontro de saberes que pode criar uma nova narrativa para questões ligadas à sustentabilidade social, cultural, ética, politica e econômica", disse a ministra no evento.
O congresso teve início no dia 1º e reuniu mais de dois mil pesquisadores do País e do exterior. Os participantes do encontro discutiram temas que vão da conservação do solo à alimentação orgânica nas escolas, passando por adubação orgânica, plantas medicinais e reciclagem do lixo. Dirigido a produtores rurais, professores, alunos e profissionais com interesse na área de ecologia, o evento abriu espaço para a discussão de assuntos como biocombustível, aquecimento global e integração de políticas públicas para territórios sustentáveis.
Os participantes tiveram também a oportunidade de trocar experiências com relação às novas técnicas desenvolvidas para a preservação dos recursos naturais, o manejo dos agroecossistemas e a ética socioambiental. Tiveram ainda a oportunidade de aprofundar conhecimentos em uma das oficinas oferecidas pelo congresso. Entre os especialistas estrangeiros, participaram nomes como o mexicano Enrique Leff, o queniano George Gathuru Mburu, o americano Eric Holt Gimenez,a equatoriana Elizabeth Bravo e o cubano Fernando Funes Monzote.
(Por Suelene Gusmão, Ascom MMA, 04/10/2007)