O diretor-executivo do Herity International Institute, Maurizio Quagliuolo, estará nesta sexta-feira (05/10), das 14h às 15h30min, no auditório do Margs (Praça da Alfândega), para apresentar o programa da ONG com sede na Itália e suas ações em certificação focadas no patrimônio cultural. O objetivo é mostrar aos técnicos da Secretaria da Cultura, propostas técnicas e termos que propiciarão a inclusão do Rio Grande do Sul no circuito internacional dos territórios que detém a certificação de seu patrimônio cultural.
Maurizio Quagliuolo será recepcionado pela secretária da Cultura, Mônica Leal, no Solar Palmeiro, sede da pasta. Após, seguirá para o Margs, onde estarão presentes representantes da Casa de Cultura Mario Quintana, Biblioteca Pública do Estado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Memorial do RS, Museu de Arte do RS (Margs), Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, Museu Júlio de Castilhos, Sistema Estadual de Museus e Fundação Theatro São Pedro.
O Herity está credenciado para avaliação e certificação de patrimônios, com a emissão de selo internacional de qualificação para esses espaços culturais e orientação na tomada de medidas quanto à preservação, melhor utilização como bem público e como elemento ligado ao turismo cultural.
Criado há cinco anos, seu nome deriva das palavras Heritage (Patrimônio) e Quality (Qualidade), fornece informações que permitem ao público esclarecer o que ele encontrará em locais considerados patrimônio cultural e encoraja os gestores destes, a levar a cabo sua apreciação e preservá-los. À entrada de cada museu, monumento, sítio ar livre, biblioteca ou arquivo aberto ao público, o símbolo Herity, que se assemelha a um alvo, indica o nível atingido para o ano em vigor, quanto a quatro critérios: valor cultural, informação disponibilizada ao visitante, qualidade do acolhimento e serviços oferecidos e estado de manutenção, conservação e restauro. Estes critérios foram definidos pelo Comitê Internacional para a Gestão de Qualidade do Patrimônio Cultural e a classificação é periodicamente revista.
(Ascom Governo do Estado do RS, 04/10/2007)