A Organização das Naçãoes Unidas (ONU) prevê oportunidades de investimentos cada vez mais lucrativas no setor de biocombustíveis. Segundo levantamento com cerca de 200 multinacionais, um número crescente delas indica que investirá em biocombustíveis, como o Grupo Activos (da Espanha), que planeja a construção de usinas em Portugal, Brasil e Uruguai.
Para a ONU, as preocupações ambientais, aliadas à demanda por energia, despertaram o interesse de investidores para explorar esses novos setores. Entre 1995 e 2005, os investimentos em energia renovável passaram de US$ 7 bilhões para US$ 37 bilhões. De acordo com o levantamento, essa tendência deve continuar, incluindo uma série de investimentos em energia solar e eólia na Europa.
A ONU ainda prevê uma onda de investimentos em produtos manufaturados ambientalmente corretos, como o setor do papel e veículos com novos motores. Os serviços ambientais surgem ainda como nova oportunidade de investimentos, como os de reciclagem e tratamento de água. O levantamento cita ainda a empresa brasileira TSL Engenharia Ambiental, que abriu uma planta de reciclagem na Espanha. Além de energia, a alta nos investimentos nos próximos três anos deve ocorrer no setor primário, em serviços e alimentos.
(Monitor Mercantil, 04/10/2007)