Além de uma produção de alimentos sustentável, com preservação ambiental e com responsabilidade social, os participantes da IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária e do I Terra Madre Brasil – encontros que acontecem simultaneamente em Brasília, entre ontem (4) e domingo (7) –, são ecologicamente corretos também no transporte. Participantes do evento viajaram de Montenegro (RS) a Brasília em um automóvel movido a óleo de cozinha reciclado.
A equipe do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (IMCA) mostra que é possível: percorreu 2.196 quilômetros na caminhonete conhecida como “Pasteleira” utilizando como combustível óleo de cozinha usado. A viagem não foi apenas para mostrar a “Pasteleira”. Um dos transportados, Paulo Lenhardt, será moderador de uma Oficina sobre Biocombustíveis.
Durante os quatro dias do evento, a “Pasteleira” está em exposição. O óleo usado pelos restaurantes durante a Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária será reciclado para encher o tanque da “Pasteleira” para a viagem de volta.
Responsabilidade ambientalOs brasileiros consumem em torno de três bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. O óleo de cozinha usado é um poluente, podendo causar problemas ambientais sérios. Ao ser jogado pelo ralo, o óleo usado vai para a rede de esgotos e chega a rios, mares e lagoas, prejudicando o equilíbrio desses ecossistemas.
Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Além de impermeabilizar o solo, o óleo descartado inadequadamente também adere às paredes das tubulações de esgoto, facilitando o entupimento e a ocorrência de enchentes. Se descartado no lixo comum, o material se decompõe emitindo metano, um dos gases causadores do efeito estufa.
A solução para esse problema é a reciclagem do óleo vegetal. Existem várias maneiras de reaproveitar esse produto sem causar prejuízos ao meio ambiente. A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou pelo ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global.
Uma alternativa interessante é a reutilização do óleo de cozinha na forma de biocombustível. Além de proteger o meio ambiente, essa alternativa tem diminuído significativamente os custos nas pequenas propriedades agrícolas.
IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Onde: Pavilhão ExpoBrasília – Parque da Cidade, na capital federal (DF)
Quando: de 4 a 7 de outubro
Horário: quinta-feira, das 17h às 22h; sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada: gratuita, inclusive para os shows.
(
Envolverde/Min do Desenvolvimento Agrário, 04/10/2007)