Segundo as estatísticas rápidas da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o total da potência instalada renovável atingiu os 7225 MW, no final de Julho de 2007. O aumento de 32 MW, relativamente a Junho, resulta do crescimento da potência eólica instalada e da entrada em funcionamento de duas novas centrais a biogás.
A produção total de energia eléctrica, a partir de fontes de energias renováveis, cresceu 41 por cento de Janeiro a Julho de 2007, relativamente a igual período de 2006. No mês de Julho, a produção hídrica subiu 37 por cento, relativamente à verificada no mês homólogo do ano anterior, devido, essencialmente, ao aumento de produção registado nas bacias do Douro (mais 37 por cento) e do Tejo que quase triplicou a sua produção.
A produção eólica, de Janeiro a Julho de 2007, cresceu 69 por cento relativamente a igual período de 2006. Em Julho a produção quase duplica relativamente à registada no mês homólogo do ano anterior. De Junho para Julho a produção volta a crescer, de acordo com a sazonalidade.
(
Ambiente Online, 04/10/2007)