A primeira audiência pública da Comissão Especial para acompanhar projetos de florestamento e reflorestamento comercial no Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP), será realizada no município de Santiago. O debate vai acontecer durante as atividades da primeira Exposantiago ( Feira do Comércio, Cultura, Artesanato, Agropecuária, Indústria e Serviços do município), que acontece de 11 a 14 de outubro no Ginásio municipal Poliesportivo Aureliano Figueiredo Pinto. A definição das audiências públicas no interior do Estado e o cronograma de trabalho foram aprovados pelos integrantes da comissão nesta quarta-feira (03). “Queremos aproveitar o ambiente da feira e reunir prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região para debater e ouví-los sobre o tema da comissão”, disse o presidente do órgão técnico.
Marco Peixoto frisou que os debates, em cidades sugeridas pelos integrantes da comissão, tem como objetivo avaliar e estabelecer normas e critérios sobre o florestamento e reflorestamento no Estado. “Vamos acompanhar de perto o processo de implementação dos projetos de florestamento. Para isso, é imperioso verificar in loco a situação das plantações, ouvir as comunidades envolvidas, obter informações junto ao Governo Federal e dar atenção à questão ambiental. O que não podemos é ficar parados enquanto o Estado está prestes a obter investimentos de R$ 3 bilhões”, resumiu. Peixoto enfatizou que a intenção é colaborar com o desenvolvimento do Estado.
Roteiro
Além de Santiago, os deputados acertaram que no dia 15 de outubro a audiência pública será na Região Sul do Estado. As demais serão realizadas nos municípios de Butiá, Barra do Ribeiro, Santana do Livramento, São Gabriel, Mostardas e Rio Pardo. Algumas reuniões poderão ser acompanhadas de visitas técnicas em locais onde estão sendo executados os projetos de florestamento. Ficou definido ainda que as reuniões ordinárias serão realizadas todas as segundas-feiras, às 14h na Assembléia Legislativa. As audiências públicas poderão ser realizadas na segundas ou sextas-feiras.
A Comissão Especial do florestamento e reflorestamento comercial no RS tem 120 dias para realizar suas atividades. A previsão de votação do relatório final é no dia 11 de fevereiro de 2008.
Participaram da reunião o vice-presidente, deputado José Sperotto (DEM), o relator, deputado Nelson Härter (PMDB) e os deputados Miki Breier (PSB), Pedro Pereira (PSDB), Leila Fetter (PP), Edson Brum (PMDB), Rossano Gonçalves (PDT) e Cassiá Carpes (PTB).