A primeira reunião ordinária da Comissão Especial para Acompanhar os Projetos de Florestamento e Reflorestamento Comercial no Estado, presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP), aprovou uma série de audiências públicas que serão realizadas em diversos pontos do Rio Grande do Sul. A primeira acontecerá em Santiago, durante a Exposantiago – Feira do Comércio, Cultura, Artesanato, Agropecuária, Indústria e Serviços do Município, que ocorre 11 a 14 de outubro. Dia 15 de outubro será a vez da Região Sul receber os deputados. Também ficaram acertadas reuniões para Butiá e Barra do Ribeiro ainda neste mês. Os parlamentares encontraram-se no início da tarde desta quarta-feira (3), na sala Sarmento Leite da Assembléia Legislativa.
"Estas audiências públicas visam estabelecer normas, critérios e avaliações a respeito do florestamento no Rio Grande do Sul", explicou Peixoto. "São diversas regiões representadas nesta comissão através de seus membros e as audiências serão de fundamental importância, não só para a Assembléia, como para o próprio governo estadual, que deseja receber este aporte de recursos por parte de empresas que estão se instalando e querem ampliar sua área de plantio". E completa: "Espero que essa comissão possa colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado".
Ainda tiveram aprovação dos parlamentares presentes audiências públicas nos municípios de São Gabriel, Mostardas, Livramento e Rio Pardo, cujas datas serão agendadas posteriormente. Ficou definido que as reuniões da Comissão Especial, que terá 120 dias para apresentar seu relatório final, acontecerão às segundas-feiras, às 14h, na Assembléia. Estão previstas visitas técnicas de campo durante os trabalhos.
A Comissão Especial terá seu prazo encerrado no dia 24 de fevereiro de 2008 e a votação do Relatório Final está prevista para o dia 11 de fevereiro de 2008.
Também participaram da reunião desta quarta os deputados José Sperotto (DEM), vice-presidente da Comissão Especial, Nélson Härter (PMDB), relator, Miki Breier (PSB), Edson Brum (PMDB), Leila Fetter (PP), Pedro Pereira (PSDB), Rossano Gonçalves (PDT) e Cassiá Carpes (PTB).