A Cetes assinou, no último dia 26, com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma Carta Acordo, prevendo atividades com duração de um ano e meio, para a atualização do inventário nacional das emissões de gases de efeito estufa pelo tratamento de resíduos sólidos e líquidos.
Estudo similar foi publicado pela Cetesb em 1998 e reimpresso pelo MCT em 2005, compondo a Comunicação Nacional do Brasil, cumprindo o compromisso assumido pelo Governo Federal na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 1992.
Este novo projeto inclui a atualização dos dados de emissão, prevendo que a Cetesb coordene a formação de uma rede nacional de inventário, que incluirá representantes desse setor em todo o país, contribuindo com seus dados locais, possibilitando o aperfeiçoando do método aplicado anteriormente pela agência ambiental paulista.
Ao final do projeto, a Cetesb publicará em parceria com o MCT e PNUD o Relatório de Referência das emissões de gases de efeito estufa do setor de resíduos do Brasil, de 1995 a 2005 (a primeira publicação incluiu os anos de 1990 a 1994).
A disponibilidade de dados, deve permitir a atualização do inventário apenas até o ano de 2005. A coordenação técnica do projeto será da Divisão de Questões Globais, do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico da Presidência.
(Ascom Cetesb, 01/10/2007)