Lajeado - Populares, vereadores e secretários municipais presentes ontem à noite na audiência pública, no salão de eventos da prefeitura, aprovaram o plano de saneamento e o projeto de esgotamento sanitário previsto para ser implantado no município. O aval da população possibilita que Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e prefeitura iniciem os trâmites para a construção de uma miniestação compacta a ser implantada no Bairro Moinhos. Conforme a secretária municipal do Meio Ambiente, Simone Schneider, falta apenas a liberação definitiva pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A conclusão da obra deve ocorrer um ano após a assinatura do contrato. Ela será a primeira de uma série de 11 estruturas a ser instaladas em diferentes bairros da cidade. Só a obra no Moinhos está orçada em R$ 1,3 milhões. "É sem dúvida o maior desafio da nossa Administração. Não podemos ficar omissos diante de um problema que é de saúde pública", resume a prefeita Carmen Regina Cardoso.
Tarifa e controleTécnicos da Corsan adiantaram na audiência pública que a tarifa dos clientes beneficiados pela rede de tratamento de esgoto deve ficar 50% mais cara. O contrato entre a companhia e o município terá validade de 25 anos e prevê reavaliações anuais. Caberá à prefeitura criar uma comissão que fiscalize a prestação do serviço e a adesão dos clientes ao novo sistema. Reajustes na tarifa vão depender do aval dessa agência reguladora. As discussões para viabilizar o começo do saneamento básico em Lajeado tiveram início em 2005.
Saiba maisA Corsan formalizou segunda-feira a compra do imóvel destinado à construção da miniestação da Cohab, no Bairro Moinhos. O terreno, de 6.356,35 metros quadrados, foi adquirido por R$ 181 mil. A obra do primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário por microbacias para Lajeado já conta com licença prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e está licitada. No custo estão previstas a construção da rede coletora, a estação elevatória do esgoto e a Estação de Tratamento do Esgoto (ETE), bem como a aquisição do terreno em que será erguido o projeto.
(
O Informativo do Vale, 04/10/2007)