Mais de 200 focos do mosquito da dengue já foram encontrados em São Borja, na Fronteira Oeste. O número estava estacionado em 190 até o final de julho, mas com a chegada do calor começou a aumentar.
A Vigilância Sanitária vai intensificar o trabalho de educação à população e pretende aumentar a quantidade de agentes até a semana que vem. São 19 profissionais fazendo o trabalho de coleta de amostras e conscientizando dos moradores. Mais sete serão contratados.
A grande preocupação, conforme a diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Janaína Leivas, é que em 30% das casas da cidade argentina de Santo Tomé, que faz fronteira com São Boja, há focos do mosquito. Mas, por enquanto, nenhum caso da doença foi confirmado.
— Também estamos atentos em relação a Giruá, onde há vários casos da doença confirmados. A cidade fica só a 230 quilômetros daqui, e muitos moradores de lá plantam em São Borja — comenta.
A idéia de Janaína é intensificar o trabalho de educação. Os agentes deverão fazer mais palestras em escolas e apresentarão uma peça de teatro para os alunos menores.
(
Zero Hora.com 04/10/2007)