O futuro de uma das praias mais badaladas do Sul do Brasil, a Praia do Rosa, será tema de discussão do 4º Congresso Mundial das Baías Mais Belas do Mundo, que começa hoje (04/10) em Imbituba. O evento vai reunir representantes de 25 países e um dos temas mais importantes será a preservação dos atrativos naturais do local, diferencial que impulsionou o turismo do Rosa nos últimos 20 anos.
A cerimônia oficial de abertura do congresso ocorre amanhã ao meio-dia. A Praia do Rosa ingressou na lista de baías mais belas do mundo em 2003, quando o clube homônimo realizou um congresso na Baía de Tadoussac, em Quebec, no Canadá. De acordo com o representante da agremiação no Brasil, o empresário Enrique Litman, o congresso em Imbituba pretende organizar ações que permitam o desenvolvimento da Praia do Rosa.
- Essa praia é a nossa jóia e esse congresso dá a dimensão da importância dela para o turismo - disse Litman.
Segundo o organizador, os integrantes do clube defendem a necessidade de investimentos para viabilizar a capacidade de desenvolvimento econômico da Praia do Rosa, mas alertam para a manutenção da preservação ambiental e de traços rústicos que marcam a região.
Investimentos em infra-estrutura localNesse aspecto, está incluída, por exemplo, a melhoria na chamada estrada geral do Rosa sem precisar transformá-la em uma rodovia de características modernas.
Além do desenvolvimento do turismo sustentável, Enrique Litman apontou a necessidade da criação de programas de capacitação para os funcionários que atuam nas dezenas de lojas, bares, restaurantes e, principalmente, pousadas existentes na Praia do Rosa.
Até terça-feira, os representantes participam de reunião temáticas e ciclos de discussões sobre o turismo de suas respectivas áreas.
Estão programadas visitas ao Centro Histórico de Laguna, passeio em Maria Fumaça e observação de baleias.
(Por Marcelo Becker,
Diário Catarinense, 04/10/2007)