A quecimento Global: Um Desafio Para a Mídia será o tema do 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que ocorrerá de 10 a 12 deste mês no Salão de Atos da Ufrgs, em Porto Alegre. O evento, promovido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (Nejrs), em parceria com a EcoAgência de Notícias, reunirá profissionais de comunicação do Brasil e da América Latina, além de renomados especialistas na área.
Nas conferências, serão discutidos temas como perspectivas para a Amazônia no século 21, mudanças climáticas e energias renováveis, além de painéis como gestão das águas frente ao aquecimento global e reflexões para a construção de uma teoria do jornalismo ambiental.
Entre os debatedores presentes estarão renomados especialistas, como o pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, José Marengo Orsini. Outro grande destaque da programação do congresso será a conferência magna de abertura do evento, que será proferida pelo documentarista Adrian Cowell, diretor da série de reportagens 'A década da destruição', que trata sobre a Amazônia. Segundo o coordenador do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, Juarez Tosi, o evento é um dos principais congressos da América Latina. 'O objetivo do congresso é discutir o aquecimento global e de que maneira podemos mudar esse cenário como formadores de opinião', explicou.
Além de palestras e painéis, a programação incluirá mostra de vídeos, reportagens e filmes ambientais, e também a apresentação de trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes e professores de universidades sobre o tema 'Jornalismo ambiental'.
(
Correio do Povo, 04/10/2007)