A Gol anunciou ontem (03/10) que planeja reduzir em 20% as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes de sua operação até 2012. Assim, a companhia se torna a primeira no país a implementar plano semelhante aos que têm sido anunciados porempresas aéreas européias e norte-americanas.
Essa redução de 20% nas emissões por ASK da Gol representa quase 750 milhões de quilos de dióxido de carbono (a menos na atmosfera) - volume igual àquele que seria absorvido por cerca de 4,3 milhões de árvores em 25 anos, diz o vice-presidente técnico da companhia, Fernando Rockert Magalhães.
Isso, porém, não significa necessariamente que a empresa vai diminuir suas emissões em termos absolutos, já que o corte virá proporcionalmente ao número de assentos disponíveis por quilômetro voado da empresa (ASK). Com seus planos de aumento de frota, mesmo com a redução, a assinatura de emissões da Gol pode permanecer no mesmo patamar de hoje - e até se elevar. Com essa iniciativa, porém, o ritmo de aumento nas emissões será mais lento.
De acordo com a empresa, entre janeiro de 2004 e dezembro do ano passado, ela reduziu em 6% suas emissões de CO2 por ASK. No mesmo intervalo, porém, houve um aumento de 195% na frota de aeronaves (de 22 no início de 2004 para 65 no fim do ano passado) e de 128% na oferta unitária, medida por ASK.
Para os próximos anos, a redução nas emissões deve ser alcançada da mesma forma que foi entre 2004 e 2006: por meio da incorporação de aeronaves mais novas que gastam menos combustíveis. A operação de uma frota jovem e mais eficiente, para a empresa, é fundamental para alcançar seus objetivos comerciais, além de se manter como uma das companhias aéreas com menor assinatura de emissões em todo o mundo.
Mesmo que o Painel Intergovernamental de Mudanças no Clima (IPCC, na sigla em inglês) estime que as companhias aéreas são responsáveis por 2% do total de emissões mundiais de dióxido de carbono, é extremamente importante que façamos tudo o que pudermos para reduzir nosso impacto no ambiente, diz Rockert.
(José Sergio Osse,
Valor Online, 03/10/2007)