Parlamentares prometem fazer um levantamento completo da situação em visitas técnicas e audiências nos municípiosUma comissão formada por nove deputados irá acompanhar os projetos de florestamento no Estado. O objetivo dos parlamentares é fazer um levantamento completo da situação em visitas técnicas e audiências nos municípios que já recebem ou que receberão plantações florestais de eucalipto, pinus e acácia.
O presidente da comissão, deputado Marco Peixoto (PP), explica que o objetivo é estabelecer normas, critérios e avaliações a respeito do florestamento no Rio Grande do Sul para auxiliar o Governo do Estado. “O que não podemos é perder esses investimentos”, enfatiza.
De acordo com o relator, deputado Miki Breier (PSB), a comissão irá avaliar questões como solo e geração de emprego. “Vamos ouvir a comunidade, os técnicos de ambas as partes, porque nossa intenção é conciliar os investimentos, o meio ambiente e as vocações do Estado”, explica.
Os parlamentares se reuniram pela primeira vez ontem, na sala Sarmento Leite da Assembléia Legislativa, para acertar o cronograma de visitas aos municípios. A primeira acontecerá em Santiago, durante a Exposantiago – Feira do Comércio, Cultura, Artesanato, Agropecuária, Indústria e Serviços do Município, que ocorre 11 a 14 de outubro. “Iremos aproveitar o ambiente da feira e reunir prefeitos, vereadores e lideranças de toda região para debater o assunto com todos”, projeta Peixoto.
No dia 15 de outubro, a comitiva irá a Pelotas ou Rio Grande. Os demais encontros serão realizados nos municípios de Butiá, Barra do Ribeiro, Santana do Livramento, São Gabriel, Mostardas e Rio Pardo.
Algumas reuniões poderão ser acompanhadas de visitas técnicas em locais onde estão sendo executados os projetos de florestamento. Ficou definido ainda que as reuniões ordinárias serão realizadas todas as segundas-feiras, às 14h, na Assembléia Legislativa.
A comissão é composta pelos deputados José Sperotto (DEM), Nelson Härter (PMDB), Miki Breier (PSB), Pedro Pereira (PSDB), Leila Fetter (PP), Edson Brum (PMDB), Rossano Gonçalves (PDT) e Cassiá Carpes (PTB) e tem 120 dias para realizar suas atividades. A previsão é que o relatório final seja votado em 11 de fevereiro de 2008.
(Por Helen Lopes,
Jornal JÁ, 03/10/2007)