A vocação brasileira é a hidrelétrica. Com esta afirmação, o coordenador da Secretaria de Saneamento e Energia, Jean Césare Negri, falou aos alunos que predominavam na platéia do Fórum Permanente de Energia & Ambiente, realizado terça-feira (02/10) no Centro Superior de Educação Tecnológica Ceset da Unicamp, no campus de Limeira, SP, e promovido pelas Coordenadorias Geral e de Relações Institucionais e Internacionais da Universidade. "As usinas térmicas contribuíram muito pouco em termos de produção", avaliou Césare.
Ele, que é um especialista em análises de risco, comentou no fórum, organizado pelo Ceset, Instituto de Geociências (IG) e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), que o país tem hoje um modelo, mas que não tem um único empreendedor. Sugere que é de capital importância realizar um planejamento para sistematizar e organizar as informações disponíveis na área energética, tema abordado durante toda sua explanação. Césare acredita que as usinas de cogeração em SP têm boas perspectivas de expansão, mas não estão sendo enxergadas pelo planejamento. "Somente são enxergadas quando ocorre a solicitação de acesso", constatou. O governo de São Paulo está, inclusive, tomando medidas para incentivar a cogeração como alternativa para possíveis défices de energia futuros.
O especialista explicou que a sua Secretaria pretende conhecer a fundo as usinas e ordená-las, pois, assim que o planejamento for efetuado, já terá um mapeamento pronto das mais de 150 usinas presentes em solo paulista, fora as 74 que já estão em construção. "E todas têm como trunfo a capacidade de produzir energia excedente", revelou. O sistema energético brasileiro, lamentou, ainda se ressente da falta de projetos que possam dar segurança à oferta de energia. E concluiu destacando que o setor elétrico, no modelo estatal, não seguiu a rota regular de crescimento, com períodos oscilantes de excesso e escassez de oferta, em função do foco prioritário estar no plano de obras.
CESlim - O Ceset, a Prefeitura Municipal de Limeira e o Ministério do Meio Ambiente, através do Programa Município Educador Sustentável, dão continuidade ao Programa com o 4º Encontro Geral do CESLim – Coletivo Educador Sustentável de Limeira. O encontro tem como objetivo apresentar a proposta para a Oficina de Reconhecimento de Limeira, além de oferecer subsídios conceituais, melhorar a comunicação e consolidar o coletivo. Será realizado hoje (3), a partir das 8 horas, no pavilhão do Ceset. Entre outras presenças destacadas, estarão a secretária municipal de Educação e o secretário municipal de Meio Ambiente.
(
Portal Unicamp, 02/10/2007)