Gramado - A construção da Estação de Compressão GNV Charrua, em Esteio, foi anunciada oficialmente durante a maior feira do setor de combustíveis do Mercosul, a Expopetro 2007. O diretor-presidente da Charrua Arco-Gás, Elvídio Elvino Eckert, adiantou que até o final deste ano a Distribuidora Charrua vai dispor de base de compressão de GNV própria. "A Charrua percebe o gás natural como um bom nicho de negócios, e a intenção é expandir no setor", adianta Eckert. A feira ocorreu no fim de semana em Gramado.
A empresa será a primeira distribuidora do Rio Grande do Sul com Estação de Compressão Própria. O presidente da Sulgás, Arthur Lorenz, elogiou a iniciativa da organização de investir no GNV, setor que se apresenta em franco crescimento. "Além de abastecer unidades de GNV próprias, abre-se a possibilidade de atender a outros postos que distribuem o combustível."
O gás natural veicular será transportado por frota da própria Distribuidora Charrua, em carretas-feixe, com capacidade de 5.120 e 6,4 mil metros cúbicos. A identificação de pontos estratégicos de abastecimento GNV, nas principais estradas que integram a malha rodoviária do Rio Grande do Sul, passou por diversos estudos na logística de transporte do produto e movimentação de veículos, nas principais rodovias do Estado.
Nessa primeira fase de expansão da GNV, a Distribuidora Charrua também participa de projeto inédito. O Posto Tainhas, localizado na Rota do Sol, será o único no Brasil operado pela Neogás. Por meio da parceria Neogás/Charrua, a distribuidora vai acompanhar todo o desenvolvimento tecnológico da Neogás para adequar sua rede às novas tendências do setor, em termos de conhecimento técnico.
A Estação de Compressão de GNV Charrua vai ter o endosso de empresas reconhecidas no Rio Grande do Sul e no Brasil, pelo comprometimento com a qualidade dos serviços e produtos que disponibilizam: Sulgás (GNV), Neogás (carretas-feixe) e Aspro (compressores de GNC). Especializadas em diferentes áreas, reúnem todas as condições para oferecer um bom atendimento aos usuários de GNV.
(
O Informativo do Vale, 03/10/2007)