O 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar vem apertando o cerco em relação à caça ilegal praticada principalmente em Sant'Ana do Livramento. Segundo o comandante do Pelotão Ambiental, 1º tenente Adailton Flamarion Iensen Cassol, no final de setembro (26), por volta das 22h, durante uma operação realizada visando coibir a caça ilegal, uma guarnição abordou na Estrada Cerros Verdes, localidade do Passo das Catacumbas, o veículo VW Parati, placas IDM-0169.
No referido veículo, estavam três pessoas, as quais transportavam 08 capivaras evisceradas. O comandante informou que a carne foi apreendida e incinerada no aterro sanitário, sendo confeccionado Termo Circunstanciado e Boletim de Ocorrência Ambiental aos infratores, por estarem enquadrados no Art. 29, § 4º, Item III e V da Lei Federal nº 9.605/98 e, Art 11, do Decreto Federal nº 3.179/99, com a pena prevista de Detenção de seis meses a um ano e, multa de R$ 500,00 por unidade.
Mandado JudicialUma segunda operação realizada pelo mesmo Pelotão Ambiental ocorreu na manhã de ontem, por volta das 8h30min, na Estrada São Leandro, no Passo das Pedras.
Em cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Drª. Tânia da Rosa, juíza do Fórum local, uma guarnição do Pelotão Ambiental encontrou na residência localizada no referido endereço, uma arma Winchester, calibre .38, uma arma longa calibre .22, uma arma longa tipo caça sem marca, calibre .28, uma garrucha .22 marca Rossi, três cartuchos .22 intactos, cartuchos calibres .38, .27, .30, .32, .20 e .16, todos deflagrados.
No local de propriedade de E.S.M., de 49 anos de idade, também foram apreendidos 51 quilos de carne de capivara, sendo que foi elaborado o Boletim de Ocorrência Ambiental, para que fossem tomadas as devidas medidas necessárias.
(
A Platéia, 03/10/2007)