A Frente Parlamentar Ambientalista promove nesta quarta-feira (03/10) café da manhã para discutir as perspectivas do etanol no país. Foi convidado para o evento o ministro da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República, Mangabeira Unger. A secretaria foi extinta na semana passada com a rejeição pelo Senado da medida provisória que a criou. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai recriá-la por meio de decreto.
O evento ocorrerá às 8 horas, no 10º andar do anexo 4.
Pacto
Também nesta quarta-feira, às 11h30, a frente parlamentar e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançam o pacto pela valorização da floresta e pelo fim do desmatamento na Amazônia. Na reunião, que ocorrerá no plenário 2, serão apresentados a proposta de pacto e o estudo econômico que o embasa. O objetivo do pacto é estabelecer um compromisso entre setores do governo e da sociedade brasileira para a adoção de ações que garantam a conservação da floresta amazônica.
Foram convidados para o lançamento, entre outros, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e os governadores do Amazonas, Eduardo Braga; de Mato Grosso, Blairo Maggi; do Acre, Arnóbio Marques Almeida Júnior; do Pará, Ana Júlia Carepa; e do Amapá, Waldez Góes. Também participarão representantes de organizações ambientalistas, além do coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA); e dos presidentes das comissões de Meio Ambiente, Nilson Pinto (PSDB-PA); e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
(Amazônia.org, 02/10/2007)