Manifestos e muitas dúvidas marcaram a consulta pública da reserva de fauna da baía da Babitonga, feita pelo o Ibama, na noite de ontem, em São Francisco do Sul. Cerca de 300 pessoas se manifestaram contrárias ao que foi apresentado até agora pelos técnicos e, mesmo sendo a última audiência, a comunidade pede mais informações e discussões sobre o tema. A reunião foi no Cine Teatro 15 de Novembro, no centro histórico de São Francisco.
Foi a oitava vez que o Ibama realizou consulta para explicar o que será feito com a baía, mas até agora empresários, pescadores e autoridades municipais não entenderam qual é a verdadeira intenção de se fazer uma reserva no Norte do Estado. Pela segunda vez em São Chico, o superintendente do Ibama, Luiz Ernesto Trein, pretende apresentar o projeto de conservação ambiental e lamenta a oposição da comunidade. "O projeto vai beneficiar os pescadores artesanais. Nem o turismo será afetado", argumenta.
A dúvida da comunidade e empresários locais é se a pesca será afetada. "Tudo aqui é próspero e está crescendo. Não somos contra a preservação, mas contra a maneira que ela está sendo apresentada para nós", diz o prefeito de Itapoá, Sérgio Aguiar. Assim como Itapoá, as cidades de Garuva, Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville e São Francisco do Sul estão dentro desta proposta da reserva.
(
A Notícia, 03/10/2007)