O vice-presidente do Banrisul, Rubens Bordini, recebeu, nesta terça-feira (02/10), representantes do Projeto Maquiné BioAtivo. Como agradecimento pelo apoio do Banco, ele recebeu 20 mudas de Palmeira Juçara e Araçá, plantas nativas da Mata Atlântica gaúcha. O projeto existe desde 1995, com o objetivo de proporcionar uma alternativa de renda às famílias que vivem da extração ilegal de plantas da Mata Atlântica na região de Maquiné, no Litoral do Estado.
Através da capacitação de mulheres para o plantio de mudas, a iniciativa proporciona maior qualidade de vida para os moradores e contribui para o reflorestamento da área reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera de Mata Atlântica do RS. Ele se desenvolve a partir de parcerias com empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável, como o Banrisul, que compram mudas escolhidas através de um estudo sobre as plantas nativas da região. Assim, os organizadores pretendem preservar os 2,7% que ainda restam da Mata Atlântica gaúcha. Ainda, foi iniciada uma atividade com plantas medicinais orgânicas.
O Projeto Maquiné BioAtivo poderá ser conhecido no Shopping Bourbon Country, na Capital, de 23 de outubro a 1º de novembro, e na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 2 de novembro, na Casa do Pensamento, das 13h às 21h. De acordo com a organizadora, Danielle Py-Daniel Busko, o objetivo é esclarecer aos visitantes as propostas do projeto e divulgar a região e a Mata Atlântica. Para isso, além de painéis com textos e fotos, será montada uma área verde dentro do espaço expositivo, com aromatização, para representar o ambiente natural. Na Feira do Livro, ocorrerão também oficinas para crianças e teatro infantil.
(Ascom Governo do Estado do RS, 02/10/2007)