O fotógrafo e economista Cilon Estivalet apresenta, até 11 de outubro, a exposição Ensaio sobre o Dilúvio, no saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra reúne 12 fotos do arroio captadas junto à ponte da Avenida Borges de Medeiros em 1972, quando estava sendo implantado o Parque Marinha do Brasil. “Quando registrei essas imagens, acompanhando uma família estabelecida debaixo da ponte, percebi que precisamos cuidar dessas pessoas, da Terra e também da água, da qual elas necessitam para viver”, afirma.
Acompanham a exposição texto da presidente do Comitê Lago Guaíba, Nanci Giugno, e os 12 princípios da Carta Européia da Água, proclamada pelo Conselho da Europa em Estrasburgo, França, em 1968. Quatro anos depois - em 1972 -, foi realizada a Conferência do Meio Ambiente de Estocolmo, Suécia, evento significativo para a consciência ecológica mundial. “Nesse ano, Porto Alegre despertava para os problemas da poluição provocada por uma fábrica de celulose de Guaíba”, lembra Estivalet, naquela época professor universitário de Realidade Brasileira e hoje técnico do Laboratório de Educação Ambiental da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Aberta na segunda-feira (01/10), a exposição conta com apoio do gabinete do vereador Dr. Raul (PMDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara. A visitação é das 9 às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 16 horas na sexta-feira. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392.
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 02/10/2007)