Com o tema "Ecologia e Sustentabilidade", episcopado e entidades debatem problemas ambientais e sociais de São Paulo.São Paulo, SP - A Arquidiocese de São Paulo e a Defensoria da Água - entidade que nasceu da Campanha da Fraternidade de 2004, com o tema "Água, fonte da vida" – realizaram sábado 29/09, o encontro "Ecologia e Sustentabilidade", no Pátio do Colégio, em São Paulo. O encontro, que conta com a participação de representantes ligados ao meio ambiente e poder público, tem como principal objetivo discutir o problema do "apagão" do lixo na capital paulistana, em especial o esgotamento dos aterros sanitários São João (zona Leste) e Bandeirantes (zona Oeste).
Durante o encontro, estão previstos debates, apresentações e lançamentos. Entre os projetos que serão divulgados estão o de audiovisual "WMV Festival 2008" (voltado para alunos de escolas públicas), o anúncio da campanha "Mais Vida Menos Lixo" (das comunidades vizinhas do aterro São João) e o Instituto Defesa da Vida (que irá articular a Campanha da Fraternidade de 2008, com o tema "Defesa da Vida"). O instituto irá integrar várias entidades, incluindo a Defensoria da Água.
O encontro tem como organizadores Dom Pedro Luis Stringhini e o secretário geral da Defensoria da Água, Leonardo Aguiar Morelli. Dividido em dois tempos (um para debater questões ligadas à Igreja e a CNBB e outro para a cidade de São Paulo), a reunião fará um balanço da Campanha da Fraternidade de 2007, sobre a Amazônia, e contará com painéis que enfocarão os principais desafios para a ação ambiental da Igreja na capital.
"As discussões representarão um marco na articulação das comunidades para a elaboração de um Plano Diretor Comunitário para a gestão ambiental da cidade", completa Morelli.
(Ex-Libris Comunicação Integrada,
EcoAgencia, 27/09/2007)