O Conselho de Todas as Terras realiza neste 1 e 2 de outubro, em Bogotá, Colômbia, a Sessão Extraordinária do Parlamento Indígena da América (PIA), onde o órgão reformará seu estatuto e definirá uma estratégia internacional com incidência em todos os assuntos que afetam os povos indígenas.
Na sessão se abordará também a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, instrumento adotado no dia 13 de setembro de 2007 pela Assembléia Geral das Nações Unidas.
Participará da reunião o encarregado pelas relações internacionais do Conselho de Todas as Terras, Aucan Huilcaman Paillama, convidado oficialmente pela Presidência do PIA, a senadora Isabel Ortega Ventura, da república da Bolívia. Na ocasião, Aucan Huilcaman participará com uma fala sobre a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e em particular sobre o alcance do direito à livre determinação contida na Declaração nos seus artigos 3 e 4.
O PIA é um órgão internacional composto por deputados e senadores de origem indígena da América e tem uma trajetória de 20 anos de existência no trabalho dos direitos dos povos indígenas.
(
Adital, 02/10/2007)