O ativista Lydvar Schulz, de Curitiba, participa, na próxima sexta-feira, às 19 horas, de uma palestra na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Schulz é defensor da causa da libertação animal, e é fundador da Ong Onca – Proteção Animal. A Onca luta em especial contra a utilização de animais em circos onde, segundo a entidade, eles são vítimas de maus-tratos. Ao longo do tempo, a Ong reuniu em um banco de dados diversas informações e notícias sobre agressões, e segue recebendo e registrando denúncias. Além da palestra na Câmara de Vereadores, estão previstas ainda atividades de conscientização na Rua Independência, no sábado, no Centro de São Leopoldo, e na Unisinos, na segunda-feira.
A vinda de Lydvar a São Leopoldo é uma realização conjunta do Projeto Pró-animal e da União Protetora do Ambiente Natural (Upan). Promovendo manifestações e obtendo imagens de agressões antes e durante os espetáculos, a Ong já conseguiu obter a libertação de animais e a autuação de circos. “É um ativista que expôs a própria vida filmando e fotografando os maus-tratos”, afirma o membro da Upan Márcio Linck.
Upan, Projeto Pró-animal e Onca promovem ainda, na manhã de sábado, uma atividade de sensibilização na Rua Independência. Uma banca será montada na calçada, e os ativistas das entidades distribuirão panfletos, mostrarão cartazes e conversarão com a população. Na segunda-feira, às 17h30, Lydvar Schulz fala ainda na Unisinos. “Será um importante testemunho para que as pessoas se conscientizem”, finaliza Márcio Linck.
Proteção - A Onca defende cinco motivos para explicar sua contrariedade a respeito da utilização de animais em circos. Segundo a entidade, eles “vivem uma vida de cruel escravidão” nestes locais e são obrigados a fazer truques que são contra a sua natureza. Além disso, a Ong defende que a falta de segurança dos circos representa risco aos visitantes e, no final das contas, as pessoas podem optar por se divertirem em espetáculos que não utilizam animais.
Atualmente, a entidade trabalha ainda na coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado à Organização das Nações Unidas (ONU), pedindo a formatação da Declaração Universal do Bem-estar dos Animais. Quem tiver interesse em obter mais informações sobre a Onca – Proteção Animal pode visitar a página da entidade na Internet. O endereço é www.0nca.multiply.com. A entidade recebe ainda denúncias de maus tratos pelo e-mail onca.contato @gmail.com e pelo telefone (41) 3024-6587.
(Jornal VS, 02/10/2007)