Com a chegada da alta temporada, em estações com temperaturas mais elevadas, o consumo de água e energia elétrica aumenta consideravelmente em todo o País. Isso reflete em maiores gastos aos consumidores. Porém, o sol pode auxiliar na redução dessas despesas fornecendo uma energia limpa e inesgotável: a energia solar.
Cidades do interior apresentam melhores resultados na instalação de aquecimento solar, conforme comentário do gerente geral da Alpina Termoplásticos, José Luiz Jesus. Ele lembra que essas cidades apresentam maior incidência do sol e o número de prédios é bem reduzido se comparado às cidades grandes. "Esses fatores facilitam o funcionamento do sistema que é instalado nos telhados das casas, hotéis, pousadas, entre outros."
Questionado sobre outras vantagens do aquecimento solar ALO Solar, José Luiz aponta os ótimos índices de eficiência energética alcançados pelos reservatórios térmicos (Thermotank e Isola) e as placas coletoras nos testes do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Pelos resultados apresentados, os equipamentos receberam o Selo Procel concedido pela Eletrobrás aos produtos que reduzem o consumo de energia elétrica.
As placas receberam a classificação A, tanto para aplicação "banho" como "piscina". Foi constatado que as placas da Alpina têm a melhor média de eficiência energética para piscinas do setor, levando-se em conta a produção média mensal de energia em relação a área externa do coletor.
Além da economia com energia elétrica, o aquecimento solar contribui com a preservação ambiental.
(
Envolverde/Assessoria, 01/10/2007)