Nove empresas brasileiras de produtos orgânicos têm despertado interesse dos compradores americanos na Feira de Orgânicos dos Estados Unidos - Biofach América 2007 - encerrada no dia 29 em Baltimore (USA).
As empresas brasileiras Agropalma, Native, Jasmine, Renks, Surya, Florestas, a tarde Organic Life e a ADS/Suframa (entidade de desenvolvimento da Amazônia) participam da Feira pelo projeto organicsBrasil, instituição que fomenta a exportação de produtos orgânicos brasileiros com apoio da Apex-Brasil.
O gestor do Projeto, Ming Liu, explica que este ano os produtos brasileiros estão gerando maior interesse dos compradores: "O estande está sendo muito visitado, e as empresas estão bastante animadas com o número de visitas recebidas no primeiro dia da Biofach. Confirma-se a tendência de procura por novos produtos, e o Brasil continua sendo o país com maior potencial na América do Sul. O Projeto está finalizando as tratativas da vinda dos compradores internacionais para realizar uma rodada de negócios na região norte do Brasil, em função da curiosidade com novos produtos e frutas da região da Amazônia".
A edição de 2008 foi confirmada e será realizada em Boston e não mais em Baltimore, o que trará maiores possibilidades de colocação dos produtos na costa leste americana.
O Projeto organicsBrasil participará em outubro da Biofach Japão (Tóquio - 10 a 12) e da Biofach América Latina(S. Paulo - 16 a 18). Estima-se que o mercado mundial de orgânicos movimenta cerca de US$ 33,5 bilhões de dólares por ano, com expectativa de crescimento da ordem de 20% ao ano. O Brasil consegue exportar cerca de US$ 250 milhões/ ano.
(Envolverde/Assessoria, 01/10/2007)