A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) completou, nesta segunda-feira (01/10), 57 anos na gestão de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul.
Anteriormente denominada Departamento Estadual de Portos Rios e Canais (DEPRC), a autarquia, criada em 1951, era responsável pelos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre e ainda mantinha o Estaleiro Naval de Triunfo. Em 1996, após a saída do Porto de Rio Grande de sua autoridade, a Instituição passou a dedicar-se exclusivamente à administração dos portos fluviais e manutenção de todas as hidrovias da Bacia do Sudeste.
Os portos fluviais do Rio Grande do Sul movimentam, em média, 2.348 milhões de toneladas por ano (parcial até setembro de 2007), em cargas como fertilizantes, sal, bobinas de papel, frango, transformadores elétricos, clinquer, uréia e calcário.
O primeiro semestre de 2007 registrou nova tendência de movimentação de cargas no Porto de Porto Alegre, com o crescimento em 30% no período de janeiro a junho de 2007, comparado com o mesmo período do ano anterior.
O maior destaque fica, mais uma vez, com as operações de descarga de fertilizantes, com o incremento das importações, que causam impacto positivo na balança comercial do RS, pois significa o aumento da produção e do agronegócio.
(Ascom Governo do Estado do RS, 01/10/2007)