O Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autou nesta segunda-feira (01/10) a Transportadora Luft Ltda em função do acidente ambiental ocorrido na quarta-feira (26/09) junto ao km 107 da RS 122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado. O veículo acidentado acidente transportava cerca de 10 toneladas de produtos agrotóxicos em pó e líquidos, inclusive inflamáveis.
A remoção de cerca de solo contaminado, produtos inutilizados, além de 28 mil litros de água contaminada, ocorreu na sexta-feira (28). A empresa também foi advertida para que no prazo de dez dias apresente relatório de atendimento de emergência, contando descrição e fotografias das ações desenvolvidas e quantidades de produtos avariados.
No prazo de 30 dias, a transportadora deverá apresentar a Fepam cópia da nota fiscal do destino final dos resíduos gerados, em local devidamente licenciado, além de relatório sobre a recuperação do local onde ocorreu o acidente.
Conforme o engenheiro químico Vilson Trava Dutra, a transportadora foi autuada pelo aporte de produtos agroquímicos considerados perigosos no solo e no Rio São Marcos, afluente do Rio das Antas, em decorrência do acidente rodoviário, após o motorista do caminhão-baú perder o controle do veículo. A carga da empresa FMC Ind. Quim. era transportada desde Porto Alegre para Rio do Sul, em Santa Catarina.
(Imprensa Fepam, 01/10/2007)